quinta-feira, 1 de julho de 2010

PELA PRESERVAÇÃO DA ORALIDADE

Em vários cantos desse imenso país é possível encontramos uma variedade bastante diversificada em termos culturais. São riquezas bem distintas que fascinam a tod@s que a elas passam a ter acesso. Muitas vezes, há semelhanças, mas cada cantinho trás na sua essência algo que o faz especial: a língua falada.
Enfatizo a questão da língua falada, pois por mais diferente que seja o lugar, ao escreverem , o que normalmente expressariam por meio da fala, o registro disso vem meio que "mascarado", pois normalmente, costuma-se respeitar a linguagem conhecida como "culta". Porque raramente as pessoas escrevem da forma que falam. Até existe muitos aspectos da oralidade na escrita e vice-versa, mas é preciso se ter clareza que há uma diferença bastante significativa entre uma e outra.
Diante dessa questão bastante distinta envolvendo a língua, e lembrando-me de toda riqueza cultural que permeia o nosso país estrada fora, recordei-me de uma figura bastante significativa, e que está presente em muitas das mais diversificadas regiões desse país: o pescador.
Existe figura mais representativa da linguagem oral do que essa? Quem nunca ouviu, pessoalmente ou ficou sabendo por um amigo ou parente, de um caso ou "causo" de pescador?
Eu já ouvi muitos e quero continuar ouvindo outros tantos, pois é esse tipo de figura, presente em nossa cultura, que nos faz perceber que embora exista uma língua culta, padrão, não se pode desprezar a riqueza de algo, que segundo os estudiosos da área vem muito antes que do registro da língua escrita:  a oralidade.



E é em homenagem a essa figura tão significativa, culturalmente faland,o que o portal KALUA está promovendo 2º CONCURSO NACIONAL DE CAUSOS DE PESCADOR. Abaixo segue maiores detalhes sobre o assunto:
CASO ou CAUSO é uma narrativa de acontecimento inusitado (incomum, insólito, estranho; inabitual) ocorrido com uma pessoa, que pode ser o próprio narrador. O acontecimento pode também ter sido presenciado ou recontado a ele. O texto (oral ou escrito) vem enfeitado pela fantasia do narrador, chegando, por vezes, às raias do absurdo, inclusive com a intervenção de entidades sobrenaturais.

O PORTAL KALUA DE PESCA ESPORTIVA tem o prazer de convidar à participação neste concurso nacional, oferecendo vários prêmios aos cinco primeiro colocados. Conte a lorota, estique a mentira, imagine o inimaginável, pois é assim mesmo que os causos são construídos!

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

Nenhum comentário: