quarta-feira, 30 de junho de 2010

PORTUGUÊS.......

baianês......cearês.....mineirês....internetês......
A língua culta que aprendemos, que encontramos nos livros, nos jornais é tão diferente da que usamos no dia a dia que, muitas vezes, fica difícil para alguns identificar alguns termos.
A qualidade da educação no Brasil tem caído, afirmam N pesquisas feitas por N instituições através de avaliações externas às escolas. E muita gente afirma que o drama se deve à dificuldade de interpretação das questões por parte dos alunos.
Aí os professores são questionados:"Por que não ensinam os alunos?"
E eles se defendem:"Ensinar, bem que tentamos, mas diante do uso indiscriminado de expressões como "vc","td","tb","blz" fruto de uma simplificação exagerada trazida pela internet, fica difícil levar o jovem a ler e escrever como manda o figurino ou as boas gramáticas!"
E é aí que se encontra nosso desafio de professor: não ignorar o que rola na internet pra não ficarmos à margem da modernidade, mas ganhar o aluno para que ele utilize a norma culta pelo menos naquilo que escreve na escola.
Se a pesquisa for mais a fundo é bem capaz que encontremos no mineirês a origem do internetês: "oncovô?"
vera

Um comentário:

Tati Martins disse...

rsrsrsr Oi, Vera! Gostei!
Vc acredita que eu demorei um tempinho para entender o "oncovô"kkkk.
Eu adoro falar sobre economia vocabular. Os alunos não acreditam até que eu crio situações em que eles acabam falando "comeno", "bebeno", "dendagaveta", "cuméquecêtá?" entre outros. Essas descobertas costumam ser divertidas e enriquecedoras, para quebrar o preconceito linguístico.
Beijinhos!