segunda-feira, 5 de julho de 2010

O FALAR "CAIPIRA" DE SÃO PAULO

É conhecido que o paulista tem um falar bem característico. Mais pras bandas de cá do que de lá.
O R é bem marcado, como no inglês: daí poRta, com influência de "door"! O ditongo "ei" acaba se transformando em "ê", como em "cadêra", ao invés de cadeira. Porém isso já foi bem pior. O paulistano se livrou rapidamente desse caipirismo no falar por influência dos italianos, daí o sotaque italianado,tipo "orra, meu"!!!!!! Aqui pelo interior, a região de Piracicaba, que engloba Limeira e adjacências tem uma fama cruel. Esse R é bem acentuado, principalmente entre pessoas de baixa escolaridade, entre os mais antigos, entre aqueles que não sofreram influência das migrações. Com a pronúncia acaipirada vem também as variantes linguísticas: "carcanhá" para "calcanhar", "bicoro" para "bico" e por aí vai.
No hino do XV de Novembro de Piracicaba existe muito folclore. A região tem uma alta produção de cana de açúcar e com isso havia uma enormidade de pessoas simples, que viviam do corte da cana, os famosos "pé vermeio" em alusão aos pés sujos da terra vermelho vivo que é característica da região.
O time surgiu em 1913 e subiu para a primeira divisão em 1949. Então um jornlaista de São Paulo criou uma figura caricaturesca símbolo para o time: "Nho Quim" equivalente a Senhor Quinze , que representava o interiorzão de Sampa.
Daí a se criar um hino com o falar próprio não demorou muito. A verdade é que esse hino que roda de boca em boca não consta na história do clube.Existe um hino oficial. Esse é o "do coração" mesmo! Mas que é popular, é inegável.
Termos como "cáxara de forfe", "cúspere de grilo","ásara de barata"eram apelidos usados pelos trabalhadores rurais na rotina do corte de cana....
Mas tem um diálogo famoso também entre um barbeiro e um freguês:
- "Arco o tarco, patrão?"(álcool ou talco?)
- "Verva"! (Aqua Velva - pós barba famoso na década de 60)
Como se vê, Piracicaba é uma cidade belíssima, tem das melhores universidades do país - Agronomia Luís de Queiroz - USP, Odontologia - Unicamp, Unimep e outras menores , com um riquíssimo centro cultural e alto poder aquisitivo. Mas o folclore permanece e ainda é possível se encontrar quem diga: "Oceis é de Limera ou de Bate Pau?"
vera

Nenhum comentário: